27 December 2007

rescaldo




















Com tantos presentinhos lindos, parece que
este ano me portei mesmo bem...

26 December 2007

quem não tem dinheiro não tem vícios

ou como explicar esta Lisboa sem luzinhas de Natal.

25 December 2007

coisas fantásticas que tem Lisboa II

Ontem, partiram-nos o vidro do carro, estacionado à porta do hotel.
Não havia nada que levar, só umas bolachas que nem os larápios quiseram.
Há uma esquadra da polícia nessa rua, 200m mais abaixo. Passámos lá a tarde.

22 December 2007

última hora


















Tenho um contacto, que conhece um elfo, que é próximo ao Pai Natal, e que me assegura que os presentes vão ser o máximo.

21 December 2007

coisas fantásticas que tem Lisboa

Um bilhete comprado a bordo do autocarro em Madrid custa 1 Euro, em Lisboa custa 1,30 Euros, e ainda me pisam duas vezes durante o precurso.

14 December 2007

a visita da velha senhora*









"Berardo entrega queixa-crime contra o BCP"

in Diário Económico, 2007-12-13


Não sei se é a realidade que imita a ficção, se é ao contrário.

O facto é que começo a vislumbrar nos actos de Joe Berardo uma interessante dimensão dramática. Algo próprio duma Claire Zachanassian (ou até da Tieta do Agreste).

Aquela personagem que, ainda adolescente, se viu forçada a abandonar a sua cidade natal e que regressa anos mais tarde, rica, "tão rica que o dinheiro já não tem para mim qualquer valor". Regressa à terra, não para comprar consideração ou respeito - como gostariam as pessoas ditas de bem - mas para tornar públicas as suas faltas, a sua hipocrisia e mesquinhez. Metade vingador, metade justiceiro.


* "Der Besuch der Alten Dame", Friedrich Dürrenmatt

8 December 2007

vai roubar prá estrada

"Posto de combustível da A1 assaltado esta madrugada"

in Público, 08-12-07

Estas notícias, tal como as dos assaltos a bancos e ourivesarias, no Verão passado, recordam-me as histórias que a minha avó nos contava. Histórias da estrada de Sintra, do medo em passar a pé junto à "fonte dos ladrões" e de ladrões que ainda diziam "a bolsa ou a vida", das filas para o pão durante a Primeira Grande Guerra e do palácio do "caga milhões". Histórias com quase cem anos. Não sei o que virá a seguir... assaltar comboios?!

6 December 2007

no dia de São Nicolau

os elfos fazem a festa, aqui

3 December 2007

vermouth de grifo


"Ella no sabía que de los grifos de los bares saliera otra cosa que no fuera cerveza, pero aquella mañana al abuelo le pusieron delante una copa de vidrio corriente rellena de un líquido oscuro, casi marrón, un cubito de hielo y media rodaja de naranja, y él la levantó en el aire, la miró, la olió, y la hizo girar entre sus dedos como si fuera algo distinto, un nombre, un apellido, una pista preciosa, el mapa de un tesoro o un tesoro en sí mismo. Cerró los ojos antes de beber, y cuando los abrió eran más grandes, más claros y más limpios, tan raros que Raquel se asustó."

Almudena Grandes, "El Corazón Helado"

consumo responsável

Calle Hortaleza, Madrid

2 December 2007

Advento