16 December 2006

mais coisas para ver

Os Galgos, 1911, Amadeo de Souza-Cardoso

A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta a exposição "AMADEO DE SOUZA-CARDOSO, Diálogo de Vanguardas", até 14 de Janeiro de 2007. A exposição abrange todo o período de actividade do artista (1907-1918) e pretende, ao mesmo tempo, estabelecer o reencontro entre a obra de Amadeo e de artistas estrangeiros seus contêmporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades.

Infelizmente não poderei disfrutar do prazer de uma visita guiada por Miss Canavarro em pessoa, mas quero muito, muito, muito ver esta exposição. Em primeiro lugar porque se trata de um dos meus pintores portugueses favoritos e alguns dos seus quadros, como estes galgos, fazem parte da minha memória visual. Depois há a Fundação Calouste Gulbenkian. O espaço em si traz-me de volta à infância, o cheiro das alcatifas, o bengaleiro e aquele corrimão largíssimo em metal, ao lado da escadaria, que então me parecia perfeito para um escorrega... confesso que nunca me atrevi, intuitivamente sabia que isso do escorrega não era "portar-se bem" num museu. Mas isso foi antes de existir a Tate Modern...

No comments: