17 January 2007

não há direito

Entrei eu na deviaje à procura de um guia de Milão e dei de caras com este livro: 1000 Places to See Before You Die - A Traveler's Life List, Patricia Schultz. Esqueci-me logo dos propósitos que ali me tinham levado, movida pela curiosidade de ver que tal pintava eu naquela lista, estilo been there, done that. Depois, instintivamente, procurei por Lisboa... encontrei Portugal, foi comovente ver lá a aldeia do Marvão, Óbidos, a Serra do Buçaco e, claro, a Serra de Sintra acompanhada da devida citação de Lord Byron, mas de Lisboa nada. Apenas uma menção ao museu da Fundação Calouste Gulbenkian. E Lisboa, a cidade? Meio indignada, constatei que Portugal inteiro , esse Reino "onde a terra acaba e o mar começa", aparecia no guia como um lugarejo no meio das serras, um museu e a ilha da Madeira, com direito a uma fotografia do jardim do Hotel Reid's.

Já li muito disparate em guias turísticos quando se fala de Portugal, mas este irritou-me particularmente. Ora francamente, se o assunto é uma lista de lugares para ver uma vez na vida, há que estabelecer prioridades. Lisboa, com aquele céu azul que se mistura com a visão do Tejo ao fundo das ruas, merece ser visitada uma vez na vida. Se o assunto é de vida ou morte, eu tou-me cagando para as árvores do jardim do Reid’s... o que eu não quero é morrer sem ver o Tejo abraçar o mar!

Não comprei o livro...

3 comments:

Catarina said...

se eu tivesse encontrado esse livro numa livraria, seria mesmo por falar de Marvão (que é Vila) e não de Lisboa (como falam todos os outros...)que eu o compraria. Mas isso sou eu, que moro num lugarejo no meio das serras...são opiniões!

Anonymous said...

Olá, boa tarde.
Ao ler o seu comentário, não pude ficar indiferente.
Apraz-me muito que Marvão conste neste livro, já agora uma pequena "enorme" correcção, não é o Marvão, é Marvão, e não é uma aldeia, é uma vila sede de concelho.
Quanto ao resto, cada um defende os seus interesses e gostos, neste caso os meus são A MUI NOBRE E SEMPRE LEAL VILA DE MARVÂO.
De Lisboa vê-se o Tejo abraçar o mar, mas de Marvão vê-se o céu abraçar o mundo.

Anonymous said...

há muitos lugares bonitos em portugal, não é só lisboa. então o porto também deveria estar nesse livro... assim como outras cidades. lá por lisboa ser capital de portugal não quer dizer que lisboa É portugal... eu cá acho muito bem que lugares como esses estejam num livro como esse. Lisboa já tem o seu reconhecimento em muitos outros livros...