9 February 2007

momento Futre




















Para grande risota dos membros da nossa pequena comunidade tuga, já todos fomos alguma vez apanhados a dizer algo do género:

"baixar a rua" em vez de "descer a rua",
"eu que sei" em vez de "eu sei lá",
"facturar as malas" em vez de "fazer o check-in",
"já te chamo" em vez de "já te ligo" - se bem que esta última foi alvo de acesa discussão, pois em português pode-se dizer "fazer uma chamada", logo esta, segundo o seu autor, não seria 100% um momento Futre (está na fase de negação...).

Eu padeço, segundo a opinião geral, de um avançado estado crónico e detenho o record absoluto de momentos Futre. Um dos últimos, apesar de ter passado discretamente, fascinou-me quando me dei conta; disse eu que fulano "teve um detalhe", o que equivale ao nosso "teve uma atenção" ou "foi atencioso da parte de fulano tal".

Filosoficamente falando, "tener un detalle" é mais do que "ter uma atenção", para se chegar ao detalhe, além de ter uma atenção, é preciso prestar atenção... o que faz toda a diferença!

No comments: