1 March 2007

o meu país imaginário (2)




















Santa Isabel de Portugal, Francisco de Zurbarán


Vem este post a propósito da lista de Grandes Portuguesas sugerida pela Cavaleira Andante. Depois de muito matutar no assunto, estas são as minhas ilustres favoritas:

Rainha Santa Isabel - porque afinal chegou a Santa (decerto por aturar o forreta do marido).

D. Catarina de Bragança - por ter ensinado os ingleses a tomar chá.

D. Antónia Adelaide Ferreira - porque deu o seu nome a uma marca, "Ferreirinha" (como as marcas portuguesas se contam pelos dedos, é obra!)

Augustina Bessa-Luís - por ter escrito a Sibila. A extraordinária Sibila. Vale pôr personagens de ficção???

São escolhas para o meu país imaginário. Talvez a D. Branca fosse uma metáfora mais credível para o Portugal real, dos envelopes, das comissões, dos chicos-espertos, o país do "por debaixo da mesa" e do "por fora", o país com maior desigualdade na distribuição da riqueza da OCDE...

3 comments:

Anonymous said...

A tua lista é melhor que a minha! Chapéu! E eu que me esqueci da Dona Branca...

CdO

Unknown said...

tenho uma coisa a salientar..mais do q ser santa, santa isabel é a figura da universidade de coimbra, uma das mais antigas da europa!!!serão poucas as instituições de ensino com uma mulher como figura de apresentação!!!
e já agora...onde ficou a padeira de aljubarrota...sim essa que verdadeiramente representa a força feminina e o q um pouco de vontade faz a uma mulher..ou aos que lhe passam à frente????!!!!
e não nos devemos esquecer da mulan versão portuguesa!!!se a cultura fosse mais..eu saberia o seu nome...mas vestiu-se de homem e foi espadeirar para a india!!!VIVA AS MULHERES DE ARMAS...PORRADA NELES!!!:)
bicho

inês said...

Betruzinha, que ânimo tão belicista! As coisas nem sempre se resolvem à pancada...