6 April 2007

mas será que sou só eu?!

Foto: publico.pt

Devo viver há demasiado tempo fora de Portugal, porque não estou a perceber...
Ao que parece, até já retiraram o cartaz do Gato Fedorento, mas depois de passear pela blogoesfera portuguesa não posso deixar de me sentir consternada pela forma como toda esta questão foi/está a ser tratada.
Devo ser só eu. Desculpem lá, mas não comungo da onda de "vivas" aos Gatos. Nem vou comentar o outro cartaz, não é isso que está em causa. Parvoíces, dizem-se muitas em Portugal. Mas somos uma Democracia, assim que cada um diz as parvoíces que quiser dentro dos limites da Lei. O "cavalheiro" do PNR, como li por aí, tem um partido político, o que é mais do que ter um programa de televisão. Um partido político significa que: 1) é uma organização política legal, 2) os seus estatutos obedecem a uma lei de partidos, e 3) o seu conteúdo programático está conforme à Constituição. Há um processo a seguir para constituir partidos políticos e há um processo para ilegalizar partidos políticos, quando estes não cumprem a Lei.
Claro que, tratando-se de Portugal, as instituições competentes, preferiram estar com paninhos quentes, em vez de "tener lo que hay que tener" para tomar medidas contra este partido e o dito cartaz. O ponto essencial é este! E era o que esse ímpeto de cidadania que anda por aí deveria estar a criticar, em vez de se limitar a achincalhar o partido que, queiramos ou não, ainda é legal. Mas devo ser só eu...

1 comment:

Anonymous said...

...o tal partido estaria muito bem... mas foi comprado. Caso contrário nunca teria existido.