14 May 2007

Ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros

Excelência,

Dirigi-me hoje ao Consulado Geral de Portugal em Madrid com a finalidade de renovar o meu B.I., recentemente caducado.

Já em 2004 me havia dirigido a estes Serviços com a mesma pretensão, tendo então o funcionário consular desaconselhado a renovação do B.I., por este só caducar em 2007, apesar da minha 1) manifesta mudança de residência, 2) mudança de estado civil, e 3) mudança de nome. Em consequência, todos meus documentos posteriormente emitidos pelas autoridades espanholas reflectem esta desactualização dos meus elementos de identificação.

Ocurrida a dita caducidade e afastada assim tamanha causa impeditiva, dirigi-me novamente ao Consulado Geral de Portugal em Madrid, onde após um muito cordial "- Diga lá o que é que quer.", foi-me perguntado se eu não contava ir proximamente a Portugal. É que em Portugal, foi-me informado, poderia renovar o meu B.I. "na hora". Expliquei que não tinha pressa, que estava munida de todos os documentos necessários, e que não tinha porque ir de propósito a Portugal pagar taxas de urgência, apenas porque no Consulado onde estou inscrita desde 2004 me desincentivam reiteradamente a tramitar o processo junto dos seus Serviços.

Afinal não era para me desincentivar, era apenas para me informar: "As pessoas têm que ser informadas!". Ainda assim, pediram-me para facilitar os trocos.

Apesar deste aparente afã informativo, nunca consegui obter informações coincidentes por parte do Consulado, relativamente ao processo de transferência dos cadernos eleitorais. Trabalho, e por isso nunca tive a disponibilidade de tempo necessária para fazer plantão diante do Consulado e para pedir o livro de reclamações como se impunha.

V. Excelência deverá, por isso, compreender, que eu não tenha contribuído para a eleição do Governo a que V. Excelência pertence. O ritmo da alternância parlamentar entre 2004 e 2007, tornava muito dispendioso o exercício do meu direito de voto, visto o mesmo ter de ser exercido na minha antiga escola primária em Lisboa (e com o meu B.I. desactualizado, bem entendidos).

Informo V. Excelência do exposto acima. Informo e rogo a V. Excelência que encerre o Consulado Geral de Portugal em Madrid por manifesta inutilidade.

Os portugueses residentes em Madrid assumem o custo das viagens a Portugal para tratar das papeladas "na hora", e V. Excelência ainda poupa no orçamento do MNE. Poupe no orçamento e poupe-nos a todos do estafado discurso sobre a dignificação da rede consular e do apoio às comunidades emigrantes.

P.D.

No comments: