12 June 2009

wild west

" Get off my property!"

Denver tem exactamente 150 anos e é a capital do Estado do Colorado. É uma cidade relativamente pequena, que se esforça por ter ares de cidade grande. Do que mais gostei na minha passagem por Denver, foi a manhã que passei no Museu de História do Colorado.

Assim foi como eu aprendi que em meados de 1600, os espanhóis que já andavam pelo Novo México introduziram os cavalos na região. No idioma dos Ute, de onde vem o nome do vizinho Estado do Utah, a palavra kavá, vem do espanhol "caballo". O cavalo revolucionou a forma de caçar e de combater da tribo e a palavra além de designar o próprio animal, adquiriu também o significado abstracto de "poder". O contacto com os espanhóis fez-se através das rotas comerciais entre o Novo México, o Utah e o Colorado. Também aparecia algum que outro explorador ou missionário francês. Não vinham para ficar. Os problemas começaram com a chegada dos settlers "à fronteira". A partir daí, não é uma história agradável. O desrespeito por uma determinada cultura e forma de vida, a luta pelas terras, as guerras, os massacres, os tratados, a sedentarização forçada, as reservas e por fim a assimilação. Impressionou-me, em particular, uma fotografia de turma com crianças indígenas que tinha por debaixo um painel de madeira com o esquema da fotografia e janelinhas que podíamos abrir e ver como o Raposa Malhada se passou a chamar Emanuel e o Espírito da Montanha, José, e assim por diante com todas as crianças da turma. Tudo em nome da civilização. É uma fotografia com uma carga emocional muito violenta.

A fotografia do post foi tirada no museu do Buffalo Bill. Não deixa de ser irónico que o Buffalo Bill, caçador de búfalos e herói das Indian Wars, tenha acabado os seus dias à frente de uma companhia, a meio caminho entre um circo e um rodeo, cujas encenações do wild west (segundo o revisionismo politicamente correcto) em muito contribuiram para divulgar o modo de vida dos índios junto do grande público. Ainda mais agridoce é o facto de o Sitting Bull ter acabado a trabalhar na companhia do Buffalo Bill, precisamente por isso lhe permitir continuar a ser o Sitting Bull. Antigos combatentes em exércitos opostos, heróis de guerras passadas, acabaram juntos, caricaturas de si próprios e na ruína.

A história dos "native american" não é apenas algo que vem nos livros de história, algo que se passou há mais de 150 anos. Reservas, expropriações, paternalismo cultural, a questão dos povos indígenas continua em aberto um pouco por todo o mundo. Para saber mais aqui.

Brincar aos índios e cowboys já não tem a mesma graça.

1 comment:

Unknown said...

Este link do Survival e de Pro. Se as minhas prelecoes antropologicas contribuiram alguma coisa para este olhar, fico orgulhosa de mim.

Bjnhs e brcnhs de mae